Barbosa, JoãoJordão, Carla Filipa Justino da Costa2022-09-142022-09-142022-06-29http://hdl.handle.net/10400.26/41814Em 2019, Portugal bate o recorde de 27 milhões de visitantes que evidencia o resultado de um grande investimento na marca Portugal, através do Turismo, com a abertura de novas unidades hoteleiras, aumento de número de quartos, novos conceitos e conquista de mercados ambicionados. Portugal é reconhecido e aclamado como destino internacional sentindo-se a expectativa de um crescimento sustentável e a longevidade de um setor, com forte impacto na economia nacional. Em 2020, regista-se uma quebra abrupta de receitas que conduziu a maioria das organizações do setor a uma dramática descapitalização, deixando a descoberto a situação frágil de muitas delas e a necessidade de pensar numa reestruturação. Muitas unidades foram obrigadas a encerrar e outras colocam em causa a sua continuidade no setor. Em paralelo verifica-se que o consumidor se encontra em reflexão e que as suas tendências de consumo foram fortemente afetadas pelo impacto desta pandemia. Durante a gestão de crise, surgiu a oportunidade para as organizações hoteleiras nacionais refletirem sobre a melhor forma de recuperar a confiança de todos os stakeholders, reorientar estratégias, repensar o seu modelo de gestão e liderança de forma a promover uma resposta eficaz às necessidades e tendências do mercado. É perante este cenário que o investigador sente a oportunidade de contribuir, de uma forma positiva, com o presente estudo, cujo objetivo principal é entender o potencial e linhas orientadoras da aplicabilidade do marketing consciente no que diz respeito à gestão de organizações hoteleiras nacionais. Foi fundamental fazer uma pesquisa que permitisse conhecer como se processa a definição da estratégia, modelos de gestão, liderança e principais desafios do setor na atualidade, e deste modo, criar uma proposta de valor acrescentado com a adaptação do modelo do ciclo de marketing consciente de Carolyn Tate, ao setor hoteleiro nacional.In 2019, Portugal breaks the record of 27 million visitors which shows the result of a great investment in the Portugal brand, through Tourism, with the opening of new hotel units, increase in the number of rooms, new concepts, and conquest of ambitious markets. Portugal is recognized and acclaimed as an international destination with the expectation of a sustainable growth and longevity of a sector, with strong impact on the national economy. In 2020, there was an abrupt drop in revenues that led most organizations in the sector to a dramatic decapitalization, revealing the fragile situation of many of them and the need to think about restructuring. Many units have been forced to close and others are questioning their continuity in the sector. At the same time, we can see that consumers are reflecting, and their consumption trends have been strongly affected by the impact of this pandemic. During the crisis management, the opportunity arose for national hotel organizations to reflect on the best way to regain the trust of all stakeholders, reorient strategies, rethink their management model and leadership in order to promote an effective response to market needs and trends. It is against this backdrop that the researcher feels the opportunity to contribute, in a positive way, with the present study, whose main objective is to understand the potential and guidelines of the applicability of conscious marketing with regard to the management of national hotel organizations. It was fundamental to conduct research that would allow us to understand how the definition of strategy, management models, leadership, and the main challenges of the sector currently take place, and thus create a value-added proposal with the adaptation of Carolyn Tate's conscious marketing cycle model to the national hotel sector. As a recent and still little explored theme, due to lack of knowledge, the applicability of an exploratory and qualitative research methodology, with the collection of secondary data, informal observation and finally the collection of direct experiences, through in-depth interviews, was a positive bet.porMarketing ConscienteHotelariaTurismoMarketing Consciente e a sua aplicabilidade no setor hoteleiro nacionalmaster thesis203060342