Santos, Hália Filipa da CostaCarmo, Ana Isabel e Sousa doFerreira, Patrícia Alexandra Faria2020-03-022020-03-022019-10http://hdl.handle.net/10400.26/31560Desde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula.porTransmedia StorytellingDesign EditorialEducaçãoMotivaçãoDesign de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"master thesis202413314