Carvalho, HelenaRibeiro, Ricardo2018-09-132018-09-132017-07-24http://hdl.handle.net/10400.26/24115O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada resulta do ciclo de estudos com vista à obtenção do grau Mestre em Ensino de Música – Violino. Assim, encontra-se dividido em duas partes: a primeira dedicada à parte pedagógica do estágio que foi realizado no Conservatório Regional de Palmela e a segunda referente ao projeto de investigação com o tema O estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumento. Na primeira parte é realizada uma reflexão profunda de toda a prática pedagógica, seja ela dentro ou fora da sala de aula. Essa reflexão ajudará o professor estagiário a desenvolver e a melhorar todas as suas competências que são muito importantes e necessárias para a profissão de docente do Ensino Especializado de Música. Ao longo deste período de estágio, foi nossa intenção evidenciar todas as competências necessárias que são comuns a todos os docentes (perfil geral de desempenho profissional dos professores), o que irá proporcionar o reconhecimento das habilitações profissionais para a prática docente. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação, que resulta de uma extensa revisão de literatura nacional e internacional. Após essa revisão de literatura, optamos por utilizar como recursos metodológicos os questionários aos encarregados de educação e aos professores do Ensino Especializado da Música. Para complementar a investigação, realizamos uma Investigação-ação que envolveu vários alunos de violino e os seus respetivos encarregados de educação. Todas estas opções metodológicas surgem com vista a responder à pergunta Podem os pais ter influência na aprendizagem de um instrumento musical?.porPrática de ensino supervisionadaEnsino especializado da músicaAprendizagem musicalFamíliaEstudo acompanhadoO estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumentomaster thesis201734540