Marchão, Amélia2012-04-112012-04-112010http://hdl.handle.net/10400.26/2062Apresenta-se nesta comunicação o percurso desenvolvido num estudo de natureza qualitativa que incluiu seis estudos de caso, a partir dos quais se desocultaram as práticas pedagógicas em três salas de Jardim de Infância e em três salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O quadro narrativo, interpretativo e de reflexão que orientou o estudo permitiu identificar e discutir os processos de construção e gestão curricular e os estilos dos educadores e dos professores na promoção de oportunidades para a construção do pensamento crítico das crianças que frequentam a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.porgestão curricularpensamento críticopráticas pedagógicasPráticas pedagógicas nos primeiros anos: o estilo do educador e do professor na criação de oportunidades para aprender a usar o pensamento críticoPedagogical practices in the early years: the style of the educator and the teacher in providing opportunities to learn to use critical thinkingconference object