Silva, MarleneLourenço, Ana Raquel2019-09-052019-09-052019-07-08http://hdl.handle.net/10400.26/29647O presente Relatório Final advém da prática profissional de ensino supervisionada e tem como objetivo analisar e realçar a importância da educação e desenvolvimento emocional das crianças em contexto de educação Pré-Escolar. Centra-se particularmente no projeto de intervenção intitulado “O Mundo das Emoções”. Neste relatório foi realizado uma investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto, onde pude intervir diretamente no mesmo e onde foram ainda realizadas atividades que fomentaram as emoções primárias. Trabalhar as emoções ajuda a criar uma base emocional saudável, essencial para se aceitar abertamente os outros e desenvolver a própria consciência. Trabalhar as emoções é importante também no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio emocionais. A educação Pré-Escolar tem um papel preponderante no desenvolvimento emocional das crianças, por isso, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos exige que se pense em trabalhar as mesmas. As atividades apresentadas, assim como o projeto demonstram as estratégias utilizadas e, como estas são pertinentes no desenvolvimento emocional das crianças, pois promovem o conhecimento das suas emoções, bem como a sua regulação e bem-estar emocional.porDesenvolvimento emocionalEmoçãoEmoções primáriasRegulação emocionalBem-estar emocionalO desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolarmaster thesis202279537