Meireles, MariaSousa, Diana2016-04-012016-04-012015-07-21http://hdl.handle.net/10400.26/12824O trabalho que está na génese do presente relatório, intitulado “A representação do quotidiano das crianças pelo desenho livre”, teve como principal objetivo tentar compreender, a partir do desenho infantil, quais as vivências significativas para um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Deste modo tivemos como finalidade, entender/analisar se o desenho das crianças expressa as vivências significativas e se o contexto é determinante na elaboração dos mesmos. Este trabalho foi desenvolvido com a utilização de uma metodologia de cariz qualitativa e os dados foram recolhidos por meio da observação participante e de diálogos efetuados após a realização dos desenhos. Esta investigação permitiu concluir que o contexto escolar deve fomentar espaço para as criações livres da criança através da comunicação entre esta e o adulto, possibilitando um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos expressos, não só nas suas reproduções gráficas, a partir do jogo simbólico, bem como nos dados recolhidos a partir dos diálogos que, expressaram bastante as vivências emocionais e do quotidiano.porEducação Pré-EscolarDesenhoJardim-de-infânciaAmbiente educativoA representação do quotidiano das crianças pelo desenho livremaster thesis201070758