Silveira-Botelho, Ana Teresa daViegas, Ana Raquel Pinto Fonseca Amaro2020-08-062020-08-062020-07-14http://hdl.handle.net/10400.26/33073Este relatório de estágio foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional 1, li, Ili e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.° CEB) na Escola Superior de Educação João de Deus e representa a etapa final deste Mestrado. O estágio foi realizado em três escolas da região de Lisboa, todas elas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), nas valências do Ensino Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório resulta não só da perceção obtida a partir da experiência, que foi vivida no decurso do estágio profissional, como observadora participante e que permitiu adquirir conhecimentos e desenvolver competências fundamentais para um futuro desempenho profissional com qualidade. O estágio profissional permitiu o contacto com a realidade educativa através da observação, reflexão e avaliação de diferentes práticas e modelos com os quais foi possível contactar. No âmbito deste estágio foram desenvolvidas competências na planificação e intervenção em contextos educativos diferenciados. Ao longo do estágio profissional, com a duração de dois anos, a equipa de supervisão pedagógica acompanhou todo o percurso efetuado, contribuindo de forma gradual para a evolução da estagiária.porrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoRelatório de Estágio Profissionalmaster thesis202507815