Veiga, SofiaTinoco, RuiRibeiro, Andreia2025-02-142025-02-142025978-972-8969-90-5http://hdl.handle.net/10400.26/54430O presente trabalho pretende conhecer as permanências e mudanças dos comportamentos digitais em grupos de jovens estudantes do ensino superior, em particular desde o período pandémico e no período que se lhe seguiu, tendo em conta as suas práticas e percepções das práticas dos seus pares, bem como a forma como perspectivam o futuro dos mundos digitais. Realizaram-se quatro Grupos de Discussão Focalizada de diferentes áreas Científicas - Ciências e Tecnologias (CT); Educação e Intervenção Social (EIS); Saúde (S); Formação de Professores e outros Profissionais de Educação (FPP), dois presencialmente e dois online. A amostra total, constituída por 37 estudantes, integrava 7 em CT, 9 em EIS, 13 em S e 8 em FPP. As discussões foram gravadas, posteriormente transcritas e importadas para um programa de análise de conteúdo. Em termos de resultados, salienta-se a grande unanimidade que existiu entre os grupos, pese embora se tivessem notado algumas diferenças entre eles muito ligadas às suas áreas de formação.porComportamentos digitaisEnsino SuperiorPeríodo pós-pandémicoMundos digitais no pós-pandemia: Continuidades e transformações na realidade dos/as estudantes do ensino superiorother