Gonçalves, Ana CristinaDuarte, Sónia2024-01-032024-01-032023-09-26http://hdl.handle.net/10400.26/48639Este Relatório Final está dividido em duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada (PES II) e descreve o meu percurso e experiências durante o estágio. A segunda parte apresenta o estudo intitulado "Contributos da área das Ciências para aprendizagens significativas na Educação Pré-escolar". O objetivo deste relatório é investigar e responder à seguinte questão: Quais são os benefícios da área das ciências para o desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar? Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção durante o período da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar. Através da implementação de atividades na área das ciências, procuramos compreender os contributos para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças de 3 a 5 anos de idade. Neste relatório, são analisadas e refletidas as planificações das atividades propostas, incluindo os objetivos e estratégias estabelecidas, assim como os dados recolhidos através da observação e avaliação do desenvolvimento dessas atividades. O objetivo é identificar como a área das ciências contribui para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar. Concluímos, assim, que a área das ciências e a utilização do método experimental são fatores potencializadores de aprendizagens significativas em crianças na Educação Pré-escolar.porEducação pré-escolarÁrea das ciênciasMétodo experimentalContributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolarmaster thesis203443780