Alves, José Bruno Teixeira2023-12-072023-12-072023-12-07http://hdl.handle.net/10400.26/48440ENQUADRAMENTO: A criação de locais de trabalho saudáveis é um desafio, com potencial impacto na saúde física e mental dos colaboradores, como na segurança do cliente perioperatório. Neste contexto a Segurança Psicológica é um elemento vital em organizações dinâmicas e colaborativas e, em equipas de alto desempenho. O comportamento de silêncio ou dar voz aos profissionais de saúde impacta o sucesso das organizações. Por outro lado, os fatores de riscos psicossociais (FRPs) afirmam-se igualmente como uma variável chave na qualidade e dinâmica organizacional, sendo crítica a sua avaliação. OBJECTIVO: Avaliar a Segurança Psicológica e os FRPs dos enfermeiros perioperatórios e a sua relação com a segurança do cliente. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, corte transversal. A Segurança Psicológica é avaliada com o questionário Team Psychological Safety (Edmondson, 1999); os riscos psicossociais são avaliados pela versão média do Copenhagen Psychological Questionnaire III (Cotrim et al., 2022) e a avaliação da Segurança do Cliente pelo Hospital Survey on Patient Safety Culture (Eiras et al., 2014). RESULTADOS: Participaram neste estudo 192 enfermeiros perioperatórios os quais percecionam níveis moderados de Segurança Psicológica (M= 4.12, DP= 0.65); 41.70% dos enfermeiros perioperatórios referem a perceção que se cometerem um erro, este poder ser utilizado contra eles e, 43.70% a referir que por vezes, as pessoas da sua equipa são rejeitadas por serem diferentes; os resultados sugerem níveis intermédios e de risco na maioria das dimensões dos FRPs do COPSOQIII. Destacam-se as exigências cognitivas, emocionais e o burnout, nos quais mais de 50% dos participantes reportam valores de exposição de risco para a saúde. A Segurança Psicológica correlaciona-se positivamente com todos os FRPs incluídos nas dimensões de: Organização de trabalho e conteúdo; Relações sociais e liderança; Interação trabalho indivíduo, Capital social e Personalidade (autoeficácia). A segurança do cliente correlaciona-se com todas dimensões de FRPs e apresenta uma correlação positiva com a Segurança Psicológica (r= -.376, ρ≤ 0.01). CONCLUSÃO: A Segurança Psicológica e a sua relação positiva com a segurança do cliente sugerem para a importância da sua promoção no perioperatório. Por outro lado, o investimento em locais de trabalho saudáveis é premente, pois a sua promoção tem benefícios para os colaboradores e instituição, como para a segurança do cliente.porSaúde OcupacionalSegurança do PacienteEnfermeirosSegurança psicológica e riscos psicossociais dos enfermeiros perioperatóriosother