Anastácio, Marina2013-12-272013-12-272013-12-27http://hdl.handle.net/10400.26/5130O presente estudo tem como objeto a análise de conteúdo à capa das revistas Maria, Nova Gente e TV7 Dias, vendidas na segunda semana de setembro de 2011 a janeiro de 2012. Em Portugal, vendem-se, por ano, cerca de 35 milhões de revistas socais e de televisão. Devido a estes números tão expressivos decidimos que seria pertinente analisar o seu discurso jornalístico, mas também porque, em Portugal esta área tem sido pouco explorada, contrariamente ao que se passa em Espanha. Sendo assim, o nosso objeto de estudo debruçou-se sobre a capa e as características mais importantes que a envolvem: a manchete, os outros títulos, as personagens, os temas, as fotografias e os seus valores-notícia. No entanto, pareceu-nos importante dissertar sobre a televisão e perceber a relação que têm com as revistas cor-de-rosa. Ficou então concluído que o discurso jornalístico da imprensa cor-de-rosa é contraditório, pois tanto é positivo como negativo, real e irreal, objetivo e subjetivo, sensacionalista e informativo/objetivo, mas também escandaloso, manipulador, suave e agressivo. O discurso na televisão gera discursos passionais e tem uma função informativa, educativa e de entretenimento. A televisão, através do seu discurso direto, simples e emotivo, cria a sua própria realidade e provoca curiosidade e sentimentos no telespectador.porimprensa cor-de-rosatelevisãofamosos/personagenscapa de revistadiscursoA imprensa cor-de-rosa em Portugal - uma análise ao discurso jornalísticomaster thesis202460541