Sobreira, Rosa2023-11-022023-11-022013http://hdl.handle.net/10400.26/47769Este artigo procura constituir uma proposta de reflexão sobre os impactos da tecnologia no âmbito da comunicação das organizações e das profissões da comunicação. Num primeiro momento analisase as mudanças e inovações que as novas tecnologias, em particular a internet, introduziram nas dinâmicas organizacionais e, especialmente, nas políticas e estratégias comunicacionais das mesmas com os seus públicos. A segunda parte deste texto, incide sobre os efeitos desse desenvolvimento contínuo, e das novas formas de relacionamento resultantes desse desenvolvimento e aperfeiçoamento, nos profissionais da comunicação em termos de identidade profissional. O que constatamos é que da mesma forma que as organizações foram obrigadas a adaptar-se aos inputs provenientes do desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico, as profissões e os profissionais da comunicação vivem um intenso “alvoroço” em termos de definições, integrações e exclusões entre as novas ocupações e velhas profissões da comunicação.porTecnologiasComunicaçãoOrganizações e Identidade ProfissionalTechnologyCommunicationOrganizations and Professional IdentityO impacto de factores de natureza tecnológica na comunicação das organizações e nas profissões da comunicaçãojournal article