Barbosa, JoãoCesário, Gonçalo de Pina Santos2024-09-232024-09-232024-06-24http://hdl.handle.net/10400.26/52148O presente relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão de Marketing realizado no IPAM Lisboa. O relatório resulta da realização de um estágio curricular de 600 horas, no Departamento de Marketing da empresa Makro Portugal em Lisboa. O Relatório de Estágio está dividido em 6 secções, a primeira secção tem um caráter introdutório e de enquadramento do estudo empírico realizado, de natureza quantitativa, com recolha de dados por questionário junto de um conjunto de clientes da Makro Portugal utilizadores da plataforma B2B e que procurava dar resposta à questão geral de partida da investigação: Quais os fatores que os clientes empresariais mais valorizam num site de uma empresa B2B? Na segunda secção, apresenta-se a empresa onde se realizou o estágio e são descritas as tarefas realizadas durante o estágio. Na terceira secção, apresenta-se a revisão de literatura, onde se aborda o conceito de marketing digital em B2B e a eficácia dos sites corporativos em B2B. A quarta secção é dedicada à apresentação da metodologia utilizada no estudo empírico realizado. Na quinta e na última secção são apresentados os resultados do estudo e as principais conclusões.This internship report is part of the final stage of the Master in Marketing Management programme at IPAM Lisbon. The report is the result of a 600-hour internship in the Marketing Department of the Makro Portugal company in Lisbon. The Internship Report is divided into 6 sections. The first section is introductory and provides a framework for the empirical study carried out, which is quantitative, collecting data by questionnaire from a group of Makro Portugal customers who use the B2B platform and which sought to answer the general research question: What factors do business customers value most in a B2B company's website? The second section presents the company where the internship took place and describes the tasks carried out during the internship. The third section presents the literature review, which covers the concept of digital marketing in B2B and the effectiveness of corporate websites in B2B. The fourth section is dedicated to presenting the methodology used in the empirical study carried out. The fifth and final section presents the results of the study and the main conclusions.porRelatório de estágioConceito de B2BMarketing digital em B2BEficácia de sites corporativosFatores impulsionadores da eficácia de um site corporativo B2B: o caso Makro Portugalmaster thesis203683161