Vieira, FernandoSilva, Carla2023-05-172023-05-172023-01-24http://hdl.handle.net/10400.26/44816No âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação.porEstágio pedagógicoEnsino-aprendizagemProfessor reflexivoOrientações educacionaisPegada ecológica educacionalAs orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão físicamaster thesis203294203