Paulus, PascalJesus, Raquel2018-05-112018-05-112017-12-21http://hdl.handle.net/10400.26/22858A participação infantil tem vindo a ser apontada como a condição central para a reconceptualização do grupo social da infância e consideração da criança enquanto cidadã. Por outro lado, a escola, constituindo-se como um contexto público de codecisão, assoma como um espaço no qual as crianças podem mobilizar competências e influir na vida coletiva e individual. O estudo de caso aqui apresentado visa a compreensão da complexidade do contexto educativo, no sentido de perceber em que é que a prática da educadora de um grupo de pré-escolar promove a participação infantil e a, consequente, realização de um mapa conceptual da participação das 22 crianças do grupo. Com aporte no paradigma interpretativo, próprio de uma investigação qualitativa, a análise e a discussão das quatro fontes de dados fazem-se a partir de um quadro teórico ancorado na Sociologia da Infância.porCriançaInfânciaCidadaniaParticipação infantilParticipam? Como? Um estudo de caso sobre participação infantilmaster thesis201911124