Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Carvalho, Beatriz Caldeira2023-05-252023-05-252023http://hdl.handle.net/10400.26/44875O brincar livre implica, experienciar, testar, participar e criar. Desta forma, é necessário garantir oportunidades de qualidade, em diversos contextos, que permitam experiências desafiantes e diversificadas assim como dar importância na seleção de materiais diversos. Esta seleção deve ser composta por materiais industrializados, utilizados cada vez mais na sociedade e por materiais não estruturados, materiais estes bastante versáteis, dinâmicos com múltiplas possibilidades nos momentos de brincadeira, ativando elevados níveis de imaginação e criatividade. Pelas razões mencionadas anteriormente, e devido ao pouco conhecimento acerca desta temática - materiais não estruturados - tornou-se pertinente criar um projeto de investigação que analisasse os níveis de bem-estar e implicação durante o contacto isolado com caixotes de papelão. O estudo foi realizado em creche, com uma amostra de seis crianças (duas do sexo feminino e quatro do sexo masculino) com idades compreendidas entre um e dois anos. A metodologia de investigação centrou-se numa abordagem de cariz qualitativo. Os dados foram recolhidos através da observação participante, registos escritos e multimédia e a utilização de duas gelhas de observação, uma com indicadores de bem-estar e outra com indicadores de implicação, para cada criança em estudo. Assim, o principal objetivo do projeto, desenvolvido no âmbito de estágio em Educação Pré-Escolar, em contexto creche, consiste em apresentar quais os indicadores que se manifestam com maior frequência durante o brincar com os caixotes de papelão.porBrincarMateriais Não EstruturadosBem-EstarImplicaçãoMateriais não estruturados com múltiplas oportunidades em creche - um olhar atento sobre bem-estar e implicaçãomaster thesis203308549