Borges, Sandra Samúdio Ferreira2012-06-162012-06-162011-08http://hdl.handle.net/10400.26/2256Os fluxos migratórios têm sido uma marca permanente na História de Portugal. Primordialmente país de emigrantes, nos últimos anos Portugal passou a ser um destino apetecido das migrações internacionais. Para isso, muito contribuíram a nossa adesão à União Europeia, o desenvolvimento económico do país nas últimas décadas e a existência de políticas de imigração menos restritivas. A escola, neste contexto, surge como um dos primeiros locais onde as crianças estabelecem os laços afectivos, aprendem a relacionar-se um com as outras, decepcionamse e aprendem a traçar as estratégias tanto a nível emocional, afectivo, relacional e de aprendizagem que lhes permitem ultrapassar estas primeiras dificuldades. Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social tendo a nossa atenção concentrada nas crianças de origem emigrante que tantas vezes são “confundidas” com crianças com necessidades educativas especiais.porNecessidades educativas especiaisPluralismo culturalIntegração escolarMigraçãoA escola às cores - multiculturalidade/interculturalidade e necessidades educativas especiaismaster thesis