Santos, Mário Jorge Sacramento dosPinheiro, Daniela Filipa Marques Canotilho2024-05-092024-05-092024http://hdl.handle.net/10400.26/50800Embora existam muitas teorias sobre o crédito comercial estar relacionado com o crescimento das empresas, ainda não foi incluída a variável confiança nos estudos. O objetivo deste trabalho é o de analisar o impacto do crédito comercial no crescimento das empresas, medindo a influência da confiança social. Este estudo teve por base uma amostra de 7220 empresas, com um total de 64.980 observações, para o período de 2013 a 2021. A base de dados contempla empresas de 23 países (13 localizados na Europa, 7 na Asia, 2 na América e 1 na Oceânia). Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a metodologia de dados em painel, com efeitos fixos. Os resultados mostram, globalmente, que há uma relação positiva entre o crescimento das empresas e o crédito comercial recebido. Considerando-se esta alternativa de financiamento relevante para as oportunidades de crescimento. Além disso, foi possível observar que nos países com maior nível de confiança social, o impacto positivo entre o crédito comercial e o crescimento das empresas diminui. Isto é, a influência do crédito de fornecedores para o crescimento das empresas é menor nos países com maior nível de confiança entre os cidadãos. Numa análise adicional, o estudo evidencia que o credito obtido junto das instituições financeiras tem um efeito maior no crescimento das empresas localizadas em países com alto nível de confiança social.porCrescimento das empresasCrédito comercialConfiançaRestrições financeirasCrescimento das empresas: a influência do crédito comercial e da confiança socialmaster thesis203606043