Mestre, AméliaLemos, Mafalda2020-02-112020-02-112019-05-22http://hdl.handle.net/10400.26/31310A teoria das Inteligências Múltiplas perspetiva a inteligência como flexível e não inata, estando o seu desenvolvimento dependente do meio cultural em que os indivíduos estão inseridos. Segundo esta teoria, existem atualmente nove tipos de inteligência que se podem desenvolver nos indivíduos, contudo são abordadas apenas as oitos iniciais, sendo elas a inteligência linguística ou verbal, a inteligência lógico-matemática, a inteligência espacial a inteligência musical, a inteligência cinestésica/corporal, a inteligência naturalista, a inteligência interpessoal e a inteligência intrapessoal. Esta teoria da psicologia pode ser aplicada à gestão curricular da Educação Pré-Escolar, uma vez que contempla a individualidade de cada criança, considerando, desta forma, que as crianças não aprendem todas da mesma forma. Segundo esta perspetiva, torna-se necessário que os educadores conheçam os perfis de aprendizagem de cada uma e que os tenham em conta na prática pedagógica. Pela análise exaustiva efetuada, foi possível criar um quadro conceptual comparativo que nos permite afirmar que é possível articular os pressupostos desta teoria com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), na medida em que cada inteligência corresponde a áreas de conteúdo, domínios ou subdomínios previstos no documento estatal orientador da prática do educador. Para além disso, a teoria relaciona-se com as OCEPE no que diz respeito a estratégias para promover aprendizagens nas crianças e o tipo de avaliação a realizar, que deve ser complementada por observações e outros tipos de recolha de dados. Indo mais longe prova-se teoricamente que os modelos pedagógicos aplicados em Portugal podem, também, ser articulados com a teoria das Inteligências Múltiplas, uma vez que alguns dos princípios da teoria vão ao encontro de alguns objetivos dos modelos, nomeadamente, no que diz respeito à (i) organização do ambiente educativo, (ii) realização de projetos, (iii) avaliação, (iv) documentação, entre outros. Neste trabalho, os aspetos supracitados são explorados, recorrendo-se a uma revisão de literatura que pressupõe uma análise documental e uma análise de conteúdo.The theory of Multiple Intelligences sees intelligence as flexible and not innate, and its development depends on the cultural environment in which individuals are inserted. According to this theory, there are, currently, nine types of intelligence that can be developed in individuals, however only the eight initials are approached, such as linguistic intelligence, logical-mathematical intelligence, spacial intelligence, musical intelligence, kinesthetic / bodily intelligence, naturalistic intelligence, interpersonal intelligence and, lastly, intrapersonal intelligence. This theory of psychology can be applied to curricular management of pre-school education, since it contemplates the individuality of each child, thus considering that not all children learn in the same way. According to this perspective, it’s necessary that educators know the learning profiles of each one and take them into account in pedagogical practice. Through the exhaustive analysis, it was possible to create a comparative conceptual framework that allows us to affirm that it’s possible to articulate the assumptions of this theory with the Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), since each intelligence corresponds to content areas, domains or subdomains provided in the state document guiding the educator's practice. In addition, the theory relates to the OCEPE, concerning the strategies to promote learning in children and the type of assessment to be undertaken, which should be complemented by observations and other types of data collection. Going further, is theoretically proven that the pedagogical models applied in Portugal can also be articulated with the theory of Multiple Intelligences, since some of the principles of the theory meet some objectives of the models, namely, with respect to (i) organization of the educational environment, (ii) implementation of projects, (iii) evaluation, (iv) documentation, among others. In this work, the aforementioned aspects are explored, resorting to a literature review that presupposes a documentary analysis and a content analysis.porInteligências Múltiplas, Gestão Curricular na Educação Pré-Escolar, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Modelos Pedagógicos.Multiple Intelligences, Curricular Management in Pre-School Education, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Pedagogical Models.A Teoria das Inteligências Múltiplas : Um Contributo para a Organização Curricular na Educação Pré-Escolarmaster thesis202438333