Mendes, FátimaFialho, Filipe Manuel CarapetoSobral, Suse Carla Pereira2016-01-272016-01-272015-122016-01http://hdl.handle.net/10400.26/11097Este estudo aborda a problemática da transversalidade entre dois domínios do saber – Geometria e Arte – tendo como principal objetivo descrever e analisar o modo como os alunos apreciam e produzem obras de arte e desenvolvem conceitos geométricos a partir dessa apreciação e produção. Com o intuito de refletir sobre esta problemática, foram formuladas as seguintes questões orientadoras (i) como é que os alunos do 2.º ano apreciam obras de arte e identificam elementos geométricos nessa obra? e (ii) como é que alunos do 2.º ano produzem e descrevem “obras de arte” envolvendo elementos geométricos? A fundamentação teórica organiza-se em torno dos seguintes tópicos: Educação pela Arte; Artes e Matemática: uma perspetiva socio-histórica; a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos; a aprendizagem da Geometria nos primeiros anos; Geometria e o currículo; sentido espacial; e, por último, a teoria de Van Hiele na aprendizagem da Geometria. No que concerne à metodologia adotada, este estudo segue uma abordagem qualitativa e insere-se no paradigma interpretativo. Nele participaram vinte e três alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade, tendo sido selecionados três alunos para uma análise mais aprofundada das suas produções artísticas. A recolha de dados decorreu durante três semanas no período de estágio e duas semanas após a sua conclusão. Foi conseguida através da observação participante, de entrevistas e da recolha documental. A proposta pedagógica englobou quatro tarefas (criadas por mim), tendo subjacentes situações exploratórias que envolviam a identificação de figuras geométricas e exploração de simetrias de reflexão. Para o efeito, foram utilizadas algumas obras de arte de artistas plásticos. As conclusões deste estudo evidenciam que (i) os alunos apreciam elementos isolados nas obras, identificam corretamente figuras geométricas e apresentam algumas dificuldades em identificar simetrias de reflexão; (ii) produzem “obras de arte” utilizando corretamente as técnicas de expressão plástica, desenham figuras geométricas em posições habituais, criam simetrias de reflexão e procedem à descrição das suas “obras de arte” selecionando elementos geométricos e refletindo sobre as suas características.This study broach the issue of transversality between two fields of knowledge – Geometry and Art – having as main purpose describing and analysing how students value and reproduce works of art and develop geometrical concepts from that value and reproduction. Keeping this in mind, there were expressed two main questions (i) how 2nd year students look at works of art and identify geometrical elements in that work? and (ii) how 2nd year students reproduce and describe “work of art” regarding geometrical elements? Theoretical grounds presents the following subjects: Education through Art; Arts and Mathematic: a socio-historical perspective; learning Mathematics in the early years; learning Geometry in the early years; Geometry and curriculum; spatial thinking; and, finally, Van Hiele theory (1999). Concerning the embraced method,this study follows a qualitative approach and it’s based in a interpretative pattern. Twenty three 2nd year students took part in this study, having three of them being chosen to a deeper analysis of their work. The information acquired took three weeks during the traineeship and two weeks after, and it was obtained through the participating observation, interviews and acquired documents. The educational purposal embraced four tasks (created by myself), having subjacent exploring situations envolving the identification of geometrical figures and the exploration of reflection symmetry. Plastic artists works of art were used for the learning of these concepts associated to the Geometry. The results of the study revealed that: (i) pupils appreciate isolated elements in works of art, correctly identify geometric figures and have some difficulties in identifying symmetries of reflection; (ii) pupils produce "works of art" correctly using plastic expression techniques, draw geometric figures in usual positions, create reflection symmetries and proceed to the description of their "works of art" by selecting geometric elements and reflecting on their characteristics.porAprendizagem da geometriaVisualização espacialCapacidades espaciaisEducação pela arteExperiência estéticaProdução artísticaLearning of geometrySpatial visualizationSpatial capabilitiesEducation through artAesthetic experienceArtistic productionRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioGeometria e arteum estudo com alunos do 2º ano de escolaridademaster thesis201604086