Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rodrigues, Daniela Pereira2020-06-232020-06-232020http://hdl.handle.net/10400.26/32712O presente relatório apresenta um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB, mais propriamente numa turma de 6.º ano de escolaridade, na disciplina de HGP. Este relatório inicia-se com o enquadramento teórico constituído pelo conceito de fontes históricas, a sua tipologia, o seu uso como recurso educativo e a sua importância. Posteriormente, apresenta-se o estudo empírico onde se define a problemática, identifica-se a pertinência, finalidade do estudo e os objetivos. De seguida, expõe-se a metodologia utilizada, a natureza do estudo, a amostra e os instrumentos de recolha e de análise de dados. Foca-se, também, a intervenção educativa. Por fim, fazem-se as considerações finais, bem como uma apreciação global de todo o processo.porFontes HistóricasRecursos EducativosAprendizagemConhecimento HistóricoA importância da utilização de fontes históricas nas aulas de história e geografia de Portugalmaster thesis202484807