Silva, Ana JunçaCosta, João Fontes daConstantino, Ana Rita de Almada Burguette Vale2024-12-102024-12-102023-102023-10http://hdl.handle.net/10400.26/53058O conceito de salário emocional diz respeito às retribuições não monetárias concedidas aos trabalhadores, centrando-se na melhoria de relações interpessoais, o fortalecimento da produtividade e a competitividade das organizações. O tema sobre o salário emocional ainda é recente e carece de estudos empíricos que demonstrem os seus efeitos benéficos quer para os trabalhadores (e.g., satisfação com o trabalho), quer para as organizações |(e.g., desempenho). Como tal, com o objetivo de alargar o conhecimento sobre os benefícios do salário emocional, o presente estudo analisou o impacto do salário emocional no desempenho dos trabalhadores, considerando a satisfação e a motivação como mecanismos de ligação entre o salário emocional e o desempenho. Através de um estudo não experimental correlacional, aplicou-se um questionário a 215 trabalhadores de várias organizações e de diferentes áreas ocupacionais. Os resultados mostraram que o salário emocional influenciou o desempenho (de tarefa, contextual e adaptativo) através do aumento da motivação e da satisfação com o trabalho. Os resultados mostraram ainda a evidência de uma mediação em série. Do ponto de vista da gestão, considerar o salário emocional como um recurso organizacional capaz de motivar e deixar os trabalhadores satisfeitos é um ponto de partida para assumir a importância prática e teórica deste conceito.porSalário emocionalBenefíciosMotivaçãoBem-estarSatisfaçãoDesempenhoCompetitividade organizacional.O papel do salário emocional para o comportamento e bem-estar dos trabalhadoresmaster thesis203494458