Saraiva, Maria Leonor da Graça2018-01-112018-01-1120171647-3078http://hdl.handle.net/10400.26/20079Em Portugal, a educação em ciências regressa, por vezes, ao debate público a propósito do desempenho dos alunos nas avaliações internacionais. Os relatórios nacionais dos testes PISA (Programme for International Student Assessment) e TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), aplicados em 2015, revelam resultados contraditórios. Neste texto, analisa-se brevemente a situação referida e apontam-se algumas possíveis explicações sobre as diferenças encontradas no desempenho dos alunos.In Portugal, science education occasionally returns to public debate on the subject of students’ performance in international assessments. The national reports of the PISA (Program for International Student Assessment) and TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), applied in 2015, reveal contradictory results. In this text, we briefly analyse the situation mentioned and point out some possible explanations about differences found in student performance.porEducação em ciênciasPoliticas educativasPISATIMSSTestes de avaliaçãoScience educationEducational policiesAssessment testsA aprendizagem das ciências em Portugaluma leitura a partir dos resultados do TIMSS e do PISAjournal article