Silva, Margarida NunesBoavida, Ana MariaOliveira, Hélia2014-02-192014-02-192012-052182-0023http://hdl.handle.net/10400.26/5716Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012A construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar tarefas matemáticas que incentivem os alunos a pensar conceptualmente e sequenciá-las tendo em conta um percurso de aprendizagem orientado por ideais poderosas, modelos adequados e estratégias de referência. Neste texto analisam-se as práticas de uma professora do 3º ano associadas à realização de uma das tarefas da trajetória de aprendizagem planeada para ensinar números racionais. Esta análise permite sublinhar a importância de um conhecimento sólido da matemática a ensinar. Evidencia, também, que não basta o professor antecipar eventuais dificuldades dos alunos: é essencial ser capaz de lidar flexivelmente com acontecimentos inesperados que surgem durante o ensino é que, por irem em sentido contrário às suas expectativas, provocam situações de impasse e sentimentos de desilusão e frustração. Os conflitos experienciados pela professora serviram de motor para a levar a repensar o seu papel na orientação do discurso de forma a tornar a tarefa mais poderosa.porPráticas profissionaisNúmero racionalFraçãoTarefas matemáticasTrajetórias de aprendizagemDesenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?conference object