Santos, Isabel Martins dos2025-03-312025-03-312025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57496Este estudo investigou o impacto dos líderes educacionais do ensino fundamental anos finais em Trizidela do Vale, Maranhão, na superação de barreiras e na transformação da educação local. A pesquisa abordou questões como os desafios enfrentados pelos líderes, as estratégias utilizadas para superar essas barreiras, o papel das estratégias de liderança na cultura escolar e o impacto na melhoria dos índices de aprendizagem dos estudantes. Utilizando uma combinação de entrevistas, questionários, observações e análise documental, a pesquisa revelou que a maioria dos alunos se sente ouvida e respeitada, participa ativamente das atividades escolares e percebe que a escola oferece oportunidades para o desenvolvimento de seus talentos. Os líderes educacionais têm enfrentado desafios como a falta de recursos e resistência a mudanças, mas têm utilizado seu poder e influência para promover parcerias e práticas inovadoras. As estratégias de liderança têm contribuído para uma cultura escolar mais positiva e maior envolvimento da comunidade. Os resultados confirmam que a liderança educacional tem um impacto significativo na melhoria dos índices de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, a atuação eficaz dos líderes é crucial para a transformação educacional e sugere que investimentos contínuos em formação, práticas pedagógicas e colaboração comunitária são essenciais para o sucesso futuro.porgestão escolarliderançaeducaçãoDESVENDANDO O PODER DOS LÍDERES EDUCACIONAISSuperando Barreiras e Transformando a Educação em Trizidela do Valemaster thesis203929870