Sousa, Eulália Andreia Duarte de2013-05-172013-05-172013-04http://hdl.handle.net/10400.26/4183Constantemente, ouvimos falar de crianças que possuem características evidentes, que nos levam a pensar que possuem um atraso ao nível do desenvolvimento cognitivo. E logo o nosso pensamento associa a deficiência mental. Entre ela está presente a Trissomia 21, que revela possuir algumas dessas características, uma vez que estas crianças possuem um atraso em todas as áreas do desenvolvimento. A participação em atividades físicas e desportivas sugere-nos um possível desenvolvimento físico e psíquico da criança, visando a melhoria das suas capacidades e habilidades. E deste modo achamos pertinente investigar com exatidão os benefícios possíveis às crianças portadoras de Trissomia 21 que praticam atividades físicas. O presente estudo teve por objetivo investigar a Educação Física no desenvolvimento das crianças com Trissomia 21 em contexto escolar. A amostra foi constituída por 105 docentes que lecionam no 1º Ciclo do Ensino Básico e por 208 docentes do 2º Ciclo, que tenham ou não trabalhado com alunos com Trissomia 21. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário da escala Likert, composto por 20 questões fechadas, a uma amostra de professores. Os resultados deste estudo permitiu-nos verificar que a Educação Física promove e melhora o desenvolvimento das capacidades e habilidades e do desenvolvimento motor das crianças com Trissomia 21. Além disso permite a prevenção de algumas doenças e melhora a qualidade de vida das crianças que a praticam, reduzindo o risco de morte.porSíndroma de DownEducação físicaQualidade de vidaProfessorEnsino básicoA educação física em crianças com Trissomia 21 na perceção dos professores do 1º e do 2º ciclomaster thesis