Amaral, Mariana Carvalho da Costa2024-02-022024-02-022023-12203496507http://hdl.handle.net/10400.26/49569A parentalidade é uma transição normativa e expectável na família. É definida como a ação de tomar conta, com as caraterísticas específicas de assumir as responsabilidades de ser mãe ou pai. Consiste em comportamentos destinados a facilitar a incorporação de um recém-nascido na família para otimizar o crescimento e desenvolvimento da criança. A parentalidade positiva tem como objetivo criar as condições necessárias para que a criança possa desenvolver as suas capacidades emocionais, sociais, de autonomia, comunicação e resolução de problemas da maneira mais completa possível, tanto dentro como fora do ambiente familiar. O enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica tem um papel preponderante na promoção da parentalidade nos diversos contextos da prática de cuidados, mesmo em casos de hospitalização. Assim, defini como objetivo geral:desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria intervindo na promoção da parentalidade. Com recurso à metodologia de projeto, foram estabelecidos objetivos específicos e delineadas atividades personalizadas para cada do ensino clínico. Esta intervenção teve por base a evidência científica mais atual e como referência a Teoria das Transições de Afaf Meleis e o Modelo Teórico de Anne Casey. Este relatório permitiu uma análise reflexiva e minuciosa sobre as atividades desenvolvidas ao longo de todo este percurso, assim como a identificação e explicitação do percurso de aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica.porenfermeiro especialistaparceria de cuidadosparentalidadeliteracia em saúdeparentalidade positivaPromoção da parentalidade: o papel do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica na parentalidade positivamaster thesis