Rui Manuel Santos Carvalho2020-01-312020-01-312019-01-10http://hdl.handle.net/10400.26/31162O presente Relatório Final de Estágio pretende dar a conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, pelo ISEIT- Viseu Instituto Piaget de Viseu. O relatório está dividido em duas partes, a primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no Conservatório de Música e Artes do Centro, sob a orientação do Professor Alexandre Andrade do Instituto Piaget e a orientação cooperante da Professora Paula Pereira do Conservatório de Música e Artes do Centro. A segunda parte é constituída pela apresentação e desenvolvimento do trabalho de investigação relacionada com a disciplina de Formação Musical, intitulado por “A Influência da (Des)Motivação no Processo de Aprendizagem na Formação Musical: Um Estudo de Caso no Conservatório de Música e Artes do Centro”. A investigação tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino que fomentem a participação ativa dos diferentes tipos de aprendentes, tendo em conta as suas vivências e expectativas de modo a que desenvolvam as suas capacidades, competências, bem como interesses e a motivação, com o propósito de levar os alunos a sentirem-se motivados durante todo o processo de aprendizagem. Em suma, a motivação é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, o professor deve ser perspicaz para captar as necessidades de cada um, adotando novas metodologias, inserindo recursos didáticos que façam os alunos ativar a curiosidade e levar à melhoraria das suas competências.porFormação MusicalEstratégiasMotivaçãoAprendizagem.A Influência da (Des)Motivação no Processo de Aprendizagem na FormaçãoMusical: Um Estudo de Caso no Conservatório de Música e Artes do Centromaster thesis202399036