Oosterbeek, LuizBuco, Cristiane AndradeSantos, Thalison dos2014-03-072014-03-072013http://hdl.handle.net/10400.26/6015Master Erasmus Mundus em Quaternario e Pré-História.Volume 1 e 2Este trabalho aborda a arte rupestre da Toca do Paraguaio (Piauí, Brasil) como o resultado de composições entre características morfo-técnicas universais. Estas características surgem de acordo com eixos morfo-técnicos interativos (morfologia e técnica), durante o processo de materialização das idéias, conduzido pelos autores. Esta tese buscou pela história morfo-técnica de 939 pinturas da Toca do Paraguaio, com o objetivo de identificar identidades, a partir das particularidades da história morfo-técnica que as pinturas demonstraram. Por meio da aplicação deste modelo, foi possível sugerir um mínimo de identidades que poderiam ter pintado o sítio. Na parte interpretativa das pinturas, foi identificada uma possível representação de cabana (a única em Capivara), bem como, pinturas que aparecem transportando objetos que poderiam ser interpretados como cerâmica ou cestaria. Considerando estas interpretações, foi possível sugerir um marcador cronológica para esses tipos de pinturas, de acordo com as idades estimadas para o surgimento dessas tecnologias na região. Este trabalho também contextualizou cronoestratigraficamente, os outros tipos de materiais encontrados no sítio, como as ferramentas líticas, os fragmentos cerâmicos, restos humanos, faunísticos e vegetais.engArte rupestreMorfo-técnicaElementos morfo-técnicosToca do ParaguaioRock-art of toca do Paraguaio (Piauí, Brazil)A morpho-technique approachmaster thesis201827395