Duarte, AntónioBravo, MiguelCosta, Ivo Jorge Magalhães da2025-02-182025-02-182024-12http://hdl.handle.net/10400.26/54467A indústria da construção comporta problemas ambientais crescentes, devido à excessiva utilização de materiais naturais e às elevadas emissões de carbono para a atmosfera. Estas preocupações motivam a elaboração desta dissertação com vista ao estudo de argamassas sustentáveis baseadas na utilização de precursor substituto do cimento Portland e na incorporação de borracha de pneus usados substituindo o agregado fino. Na investigação, são produzidas argamassas de cimento e, em alternativa, são produzidas argamassas à base de cinzas volantes ativadas alcalinamente com solução combinada de hidróxido de sódio e silicato de sódio. Assim, são investigadas experimentalmente as propriedades de 14 tipos de argamassas, aos 28 e 56 dias, com um total de 84 provetes, desde argamassas de controlo/referência até argamassas incorporando borracha de pneus usados para substituir 5%, 10% e 20% (em volume) do agregado fino. Estuda-se também a utilização de um método de tratamento da borracha com hidróxido de sódio (NaOH) com o objetivo de melhorar a aderência entre a borracha e a matriz do precursor e assim atingir melhor desempenho. A campanha experimental inclui duas fases: na primeira fase, são caracterizados os materiais e determina-se a relação água/precursor das argamassas; na segunda fase, investigam-se as propriedades físicas e mecânicas das argamassas. Os ensaios laboratoriais realizados são os convencionais, sem especificidades associadas a aplicações particulares das argamassas (por exemplo, assentamento, revestimento, etc.). Entre os vários objetivos da dissertação estão a avaliação da influência do teor de borracha e do tratamento da borracha com hidróxido de sódio, no desempenho das argamassas. A investigação permite concluir, entre outros aspetos, que as argamassas de cinzas volantes podem constituir uma alternativa sustentável à utilização do cimento Portland tendo em consideração os melhores resultados ao nível da resistência e de outras propriedades. Por outro lado, o tratamento da borracha em solução saturada de NaOH durante 30 minutos revelou-se inviável porque conduz a uma redução do desempenho nas propriedades mecânicas, apesar dos resultados promissores descritos na literatura.The construction industry has growing environmental problems, due to the excessive use of natural materials and high carbon emissions into the atmosphere. These concerns motivate the elaboration of this dissertation with a view to the study of sustainable mortars based on the use of a substitute precursor for Portland cement and the incorporation of rubber from used tires replacing the fine aggregate. In research, cement mortars are produced and, alternatively, alkaline activated fly ash based mortars are produced with a combined solution of sodium hydroxide and sodium silicate. Thus, the properties of 14 types of mortars are experimentally investigated, at 28 and 56 days, with a total of 84 specimens, from control/reference mortars to mortars incorporating rubber from used tires to replace 5%, 10% and 20% (by volume) of the fine aggregate. Additionally, the use of a rubber treatment method with sodium hydroxide to improve the adhesion between the rubber particles and the precursor matrix is studied aiming at achieving greater performance. The experimental campaign includes two phases: in the first phase, the materials are characterized and the water/precursor ratio of the mortars is determined; In the second phase, the physical and mechanical properties of the mortars are investigated. The laboratory tests carried out are conventional, without specificities associated with particular applications of mortars (e.g. laying, coating, etc.). Among the various objectives of the dissertation are the evaluation of the influence of rubber content and rubber treatment with sodium hydroxide on the performance of mortars. The research allows us to conclude, among other aspects, that fly ash mortars can constitute a sustainable alternative to the use of Portland cement, taking into account the best results in terms of strength and other properties. On the other hand, the treatment of rubber in saturated solution of NaOH for 30 minutes proved to be unfeasible because it leads to a reduction in performance in mechanical properties, despite the promising results described in the literatureporArgamassa de cimentoArgamassa de cinza volanteAtivação alcalinaBorracha de pneus usadosSustentabilidadeCement mortarFly ash mortarAlkaline activationRubber from used tiresSustainabilityArgamassas ativadas alcalinamente com borracha de pneus usadosmaster thesis203798511