Patrício, JoãoFigueiredo, SilvérioCarrança, Jorge Alexandre Guerreiro2018-02-272018-02-272017-122017-12http://hdl.handle.net/10400.26/21594Os conteúdos digitais aplicados à Realidade Aumentada têm todas as condições, com o cenário tecnológico presente, para serem otimizados para um ambiente imersivo, especialmente no formato de realidade aumentada móvel. O acesso aos dispositivos móveis com capacidade computacional em crescimento exponencial permite a massificação da Realidade Aumentada. Assistimos à mudança de paradigma, com o termo “humano aumentado” a ganhar relevância. A Realidade Virtual, por oposição à Realidade Aumentada, tem o seu caminho específico, requerendo dispositivos apropriados para o efeito. A tecnologia da Realidade Aumentada tem aplicação tanto em espaços interiores como exteriores, melhorando a experiência do utilizador e permitindo uma sua melhor interação, com o domínio e capacidade de exploração das gerações vigentes. A produção de conteúdos digitais com componente científica visa potenciar a aprendizagem de forma divertida e intuitiva, dispondo a técnica ao serviço da humanidade.porRealidade aumentadaConteúdos digitaisDispositivos móveisEducaçãoGamificaçãoTecnologias de realidade aumentada com aplicação ao ensino e divulgação da astronomia e da paleontologiamaster thesis201835355