Gonçalves, ElianeCanal, Cláudia2023-07-042023-07-042023-05-31Gonçalves, E., & Canal, C. (2023).http://hdl.handle.net/10400.26/45378A percepção de atores escolares sobre estudantes adolescentes interfere no percurso escolar destes, impactando negativamente o seu processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi descrever concepções de educandos dos anos finais do ensino fundamental, suas respectivas mães e profissionais escolares acerca de adolescentes estudantes no ambiente escolar. A pesquisa foi qualitativa e descritiva, tendo sido entrevistados 36 participantes envolvidos no contexto escolar dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram percepções da adolescência como fase problemática, sem identificação dos potenciais de desenvolvimento nesse período, além de apontarem o desinteresse de estudantes como causador de problemas no desempenho desvinculado das práticas escolares. Considera-se nesse estudo a urgência de disseminar conhecimentos para desmistificar essas concepções apresentadas.porstudantes; adolescentes; escolas; pessoal da educação; mães.PERCEPÇÕES DE ATORES ESCOLARES SOBRE ESTUDANTES ADOLESCENTESjournal articlehttps://10.58086/e05b-6t53