Pereira, Tiago Filipe da Silva2015-08-242015-08-242015-06-29http://hdl.handle.net/10400.26/9636Desde sempre, que nenhuma empresa ou organização consegue existir se não tiver definido objetivos na qual ela se propõe e para atingir essas metas é necessário ter uma estratégia. Atualmente a nível económico, os países ainda estão numa fase em que recuperaram da crise, sendo esta a pior crise mundial do século XXI, e para essa recuperação as empresas tem um papel importante em todos os países, porque através da melhoria de produtos e serviços, assim como o desenvolvimento das próprias empresas. A estratégia que as empresas decidem implementar tem que ser dinâmicas, e para as empresas atingirem o topo tem que estar em constante avaliação, ou seja avaliar o seu desempenho usando os vários indicadores possíveis para essa avaliação. A ferramenta mais ajustada a esta avaliação é o Balanced Scorecard, que permite avaliar o desempenho nas empresas, em quatro perspetivas diferentes, sendo elas: a perspetiva financeira, perspetiva do cliente, perspetiva da aprendizagem e a perspetiva dos processos internos da organização.porA Contabilidade como suporte do processo estratégico nas pequenas e médias empresasa aplicabilidade da ferramenta BSCmaster thesis201130599