Amorim, AlmiroDalloz, Diogo2015-12-172015-12-172015-01-26http://hdl.handle.net/10400.26/10527O trabalho de investigação proposto teve como objetivo, o desenvolvimento de uma coleção de joias com uma vertente comercial, destinada a um determinado segmento de mercado. Este trabalho busca suprir a escassez de projetos de investigação direcionados para a área comercial do setor, procurando novas possibilidades para o desenvolvimento de coleções de joias através de pequenas e médias empresas. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de uma coleção, a partir de uma pequena mostra de joias conceptuais, que representam a expressão artística do seu criador e que foi levada ao extremo. Numa primeira fase, procurou-se analisar as diferentes vertentes da joalharia, tendo como base um levantamento histórico e conceitual da joia e do design, visto que ainda existe falta de consenso sobre tais vertentes. Numa segunda fase foi necessário o estudo de mercado e de marca, com o objetivo de se obter as características necessárias para gerar interesse por parte dos consumidores e agregar valor às joias. Não menos importante, foi o estudo sobre o corpo que possui relação direta com a joia, sendo este último necessário para a sua existência. Numa terceira fase, foi desenvolvida a coleção conceptual de três peças que serviram como base para o desenvolvimento e produção da coleção de joias de vertente comercial. Nesta fase também foram descritas todas as etapas da criação à produção das joias, exemplificando-as com imagens, desenho técnicos e suas devidas observações. Numa quarta e ultima fase, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro pessoas influentes em áreas da joalharia, a fim de validar e consolidar o trabalho realizado.porJoalhariaDesignJóiasJoalharia de autorColeção de jóiasDesignerMercadoPequena empresaIdentidade: do conceito ao produto final - criação e desenvolvimento de uma coleção de jóias através do acto criativo e artísticomaster thesis201001438