Baptista Ferreira, Gil2023-10-272023-10-272020http://hdl.handle.net/10400.26/47592Partindo da centralidade que os media ocupam no quadro da pandemia da COVID-19, este artigo avalia a associação entre atitudes políticas de populismo e as escolhas dos media feitas pelos indivíduos para se informarem sobre o o novo coronavírus. De um modo mais específico, questiona se indivíduos com atitudes populistas procuram a informação em meios e espaços distintos dos escolhidos pelos restantes indivíduos. Num cenário designado de infodemia, estará a aceitação de desinformação associada à escolha das fontes? Parte de uma revisão da literatura e de um desenho concetual organizado em três momentos: analisa o conceito de populismo e os elementos que o definem; relaciona populismo com os media e com as plataformas de redes sociais; conclui associando estas plataformas a novas ameaças, resultantes da qualidade da informação. A partir de um questionário aplicado a 244 indivíduos no início do estado de emergência motivado pela pandemia COVID-19, o artigo sugere uma associação positiva e significativa entre atitudes populistas, informação nas redes sociais e aceitação de desinformação.porPopulismofontes de informaçãoredes sociaisdesinformaçãopandemia COVID-19infodemiaPopulismo e desinformação em tempos de Covid-19 : um estudo empírico sobre redes sociais e infodemiaPopulism and disinformation in the era of Covid-19 : an empirical study on social media and infodemiajournal article10.14195/2183-6019_11_1