Ferreira, AntónioMota, LuísVilhena, Carla2023-09-152023-09-152019http://hdl.handle.net/10400.26/46546Neste artigo busca-se uma compreensão das ideias sobre a educação da segunda infância em Portugal, entre finais do século XIX e meados do seguinte. Compulsaram-se um conjunto de revistas de educação publicadas em Portugal. A análise detetou tendências e nuances do processo de modernização pedagógica. Certos autores defendem o ambiente familiar como o mais adequado para a educação da infância, destacando a mulher como mãe e educadora, outros denunciam a sua impreparação, advogando a sua formação e sustentavam a conveniência da educação de infância em instituições, segundo as modernas propostas pedagógicas. Estes últimos tenderam a manifestar posicionamentos idênticos aos que se expressam em outros países europeus sobre os modelos pedagógicos direcionados especificamente à segunda infância.porsegunda infânciaeducação de infânciaFroebelMontessorirevistas de educaçãosecond childhoodearly childhood educationeducation journalsDiscursos sobre a emergência da educação de infância formal em Portugal (1880-1950)Discourses on the emergence of children's formal education in Portugal (1880-1950)journal articlehttp://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/85647