Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Gregório, Ana Rubina Valério2017-01-112017-01-112016http://hdl.handle.net/10400.26/17429O presente Relatório final reflete sobre o trabalho desenvolvido nas unidades Curriculares de Prática Educativa no 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), do Curso de Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste documento, manifestam-se as dimensões descritivas, reflexivas e investigativas inerentes ao estágio . Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, relativamente ao uso dos mapas conceptuais como estratégia de ensino para a compreensão da leitura. É feita referência à sua importância no ensino, assim como, a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Na segunda parte do atual trabalho é apresentado o período de estágio no 1º e 2º CEB, que envolveu quatro áreas do saber: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Em cada uma delas, é apresentada uma fundamentação da prática e a respetiva reflexão.porMapas ConceptuaisLeituraNovakAprendizagem SignificativaUtilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leituramaster thesis201523248