Abreu, RicardoBilro, RicardoFerreira, Diogo Matias Polido2021-08-312021-08-312021-07-20http://hdl.handle.net/10400.26/37392Com o aumento da utilização de redes sociais e enquanto novo meio de adquirir novos produtos/serviços digitais, o presente estudo tem o objetivo de investigar a confiança que as pessoas têm dentro das redes sociais, no processo de decisão de compra e características associadas. Como tal, este estudo tem como intuito compreender a interação da confiança nas redes sociais entre o WoM e intensão de compra como também entre o envolvimento online do consumidor e a intenção de compra. Para prosseguir com esta investigação, foi necessário recorrer a métodos quantitativos, utilizando um questionário baseado em estudos com escalas idênticas. A informação recolhida através do inquérito, conta com uma amostragem de 242 (duzentas e quarenta e duas) participações, partilhado nas redes sociais, nomeadamente o Facebook, Instagram e LinkedIn, de modo a compreender o seu comportamento nas redes sociais, bem como o grau de confiabilidade dos grupos de redes sociais e influencer, entender a dinâmica de passa palavra, o envolvimento do consumidor nas redes sociais e a intenção de compra. O estudo identificou alguns impactos relevantes relativamente às variáveis em estudo, que condiciona de certa forma a intenção de compra por parte dos consumidores, compreendendo através das métricas utilizadas neste estudo.With the increased use of social media and as a new way of acquiring new digital products/services, this study aims to investigate social media trust in the purchase decision process and associated characteristics. As such this study aims to understand the interaction of social media trust between WoM and purchase intention as well as between online consumer engagement and purchase intention. To pursue this research, it was necessary to resort to quantitative methods, using a questionnaire based on studies with identical scales. The information collected through the survey, has a sample of 242 (two hundred and forty-two) participants, shared on social networks, namely on Facebook, Instagram and LinkedIn, in order to understand their behavior on social networks, as well as the degree of reliability of social media groups and influencer, understand the dynamics of word of mouth, consumer engagement on social networks and purchase intention. The study identified some interesting impacts regarding the variables under study somewhat conditions consumer’s purchase intention, understanding through the metrics used in this study.porWord of mouthInfluênciaMarketing digitalComportamento do consumidorOnline engagementRedes SociaisContent marketingDecisão de compraLead generationInfluência das Redes Sociais no processo de decisão de compramaster thesis202759164