Susana MarquesMarcelo Silva Lamosa2018-02-142018-02-142014-06-19http://hdl.handle.net/10400.26/21198O presente relatório de estágio tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas ao longo de dois meses de estágio profissional, realizado nas empresas Picar, Distribuição de Têxteis, Lda e AAC Têxteis S.A. Pretende refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing aplicando-os a esta vertente prática. O relatório inicia-se com a (i) identificação dos desafios específicos organizacionais das duas empresas acima referidas no âmbito do Marketing e Direção Comercial, (ii) reconhecimento de novos paradigmas na atualidade de marketing, (iii) desenvolvimento de atividades, que visaram a identificação dos problemas organizacionais e sua priorização, e de frameworks, que pretenderam a sistematização e otimização de processos comerciais e de marketing. Além dos pontos descritos, é feita uma reflexão sobre o nível de aplicação do marketing, enquanto função operacional e estratégica, bem como até que ponto as novas abordagens focadas no Marketing Relacional e no Marketing Digital, e a necessidade de convergência entre ambas (Blended Marketing), se constituem como incrementadoras dos processos e resultados das PME. Perante o contexto atual, poderá a função Marketing e as novas abordagens de Marketing atribuir maisvalias às PME?porA Função Marketing em Contexto de PME - Uma experiência Empresarial no Setor Têxtil e de Vestuáriomaster thesis201001799