Henriques, SusanaVaz Carneiro, AntónioMadruga, CarolinaPatrício, Madalena2019-05-092019-05-092018http://hdl.handle.net/10400.26/28450Introdução: A informação de saúde e as exigências da medicina baseada na evidência constituem um desafio para docentes, estudantes e clínicos no que respeita à recuperação, gestão e aplicação ética da informação. O desenvolvimento de competências em literacia da informação (LI), desde os primeiros anos da formação médica, é reconhecido internacionalmente como promotor do sentido crítico dos estudantes, potenciando maior autonomia e capacitação académica, profissional e social. Com o objetivo de desenvolver estas competências, o Departamento de Educação Médica (DEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), em colaboração com a Acta Médica Student Portugal (AMP-S), ofereceu aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) o workshop BASES DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA (HANDS ON), no contexto das 1ªs Jornadas de Investigação Médica DEM/AMP-S. Objetivo: O principal objetivo deste estudo piloto é identificar os hábitos de pesquisa e autoperceção dos estudantes da FMUL quanto às suas competências LI. Método: Workshop prático para desenvolvimento de competências LI, com a duração de duas horas, assegurado por uma bibliotecária em colaboração com o DEM. O programa de formação baseou-se nos critérios da IL Framework. Para identificar os hábitos de pesquisa, a autoperceção quanto às competências LI e a evolução de ambos após a formação foi solicitado a cada estudante o preenchimento de dois questionários online (pré e pós-formação). Resultados: Considerando o caráter voluntário do workshop e o horário em que decorreu (18-20h), a adesão (71 estudantes) superou as expectativas, tendo sido necessárias quatro sessões extra, adequando o número de estudantes inscritos à capacidade da sala de formação. Da análise das respostas recolhidas verifica-se que a frequência de formação em LI alterou os hábitos de pesquisa dos estudantes de medicina, tornando-os mais autónomos e confiantes. Após a formação aumenta a confiança para encontrar rapidamente resposta para questões clínicas, diminuem as dificuldades em identificar o(s) recurso(s) mais adequado(s) à necessidade de informação e desenhar/aplicar uma estratégia de pesquisa. A capacidade de localizar, avaliar, gerir e aplicar a informação de saúde é reconhecida como uma competência essencial pela maioria dos estudantes (90% concorda plenamente e 10% concorda), sendo que 95,8% concorda com a integração desta área no currículo MIM. A referência ao bibliotecário como recurso para apoio no acesso à informação aumenta (+46,4%). Dos comentários e sugestões recebidos destaca-se o reconhecimento global muito positivo quanto à utilidade da formação e a necessidade de mais formação nesta área, com mais horas de contacto e maior componente prática. Conclusões: Considerando a forte adesão ao workshop e os resultados apurados propomos repensar a estratégia atual na FMUL relativa à formação LI, nomeadamente integrando formação nesta área no currículo MIM como unidade curricular optativa ou outra. O modelo atual, assente nos programas opcionais de formação disponibilizado pela biblioteca, não parece ser suficiente para responder às necessidades verificadas. Importa capacitar os estudantes para os enormes desafios da prática clínica baseada na evidência e, neste contexto, as bibliotecas académicas de saúde devem reforçar o seu papel enquanto serviço de suporte ao ensino médico, numa estratégia de colaboração efetiva entre docentes, estudantes e bibliotecários.Introduction: Health information and the requirements of evidence-based medicine are a challenge for teachers, students, and clinicians regarding the recovery, management, and ethical application of information. The development of competences in Information Literacy (IL), from the early years of medical education, is internationally recognized as a promoter of students' critical appraisal that increases their autonomy and their academic, professional and social qualification. The Department of Medical Education (DEM) of the Faculty of Medicine of the University of Lisbon (FMUL), in collaboration with the Acta Médica Student Portugal (AMP-S), offered the workshop "Bases of bibliographic research (hands on)" to undergraduate medical students in the context of the 1st Conference in Medical Research DEM / AMP-S. Objectives: The main objective of this pilot study is to identify research habits and self-perception of FMUL students regarding their IL competences. Method: Two hours IL session for practical skills development, provided by a librarian in collaboration with the DEM. The training program was based on the IL Framework criteria. In order to identify the research habits, self-perception of IL competencies and evolution of both, after training, each student was asked to complete two online questionnaires (pre and post-training). Results: Considering the voluntary nature of the workshop and the timetable (6-8 pm), adherence (71_students) exceeded expectations and required four extra sessions adjusting the number of students to the capacity of the training room. The analysis of the collected answers, shows that the frequency of IL training sessions modified the research habits of medical students, making them more autonomous and confident. The confidence to quickly find answers to clinical questions increases and the difficulties in identifying the most appropriate resources for an information need and to design research strategies, decreases. The ability to locate, evaluate, manage and apply health information is recognized as an essential competency by most students (90% fully agree and 10% agree), 95.8% agree to integrate this area into the MIM curriculum. The reference to the librarian as a resource for supporting information access increases (+46.4%). Comments and suggestions were globally very positive. The usefulness of IL training was recognized and students suggested more training in this area, with more contact hours and more practical component.porLiteracia da informaçãoPesquisa bibliográficaEducação médicaBibliotecas de saúdeHábitos de pesquisa e autoperceção de competências de literacia da informação dos estudantes de medicina : um estudo-pilotojournal article