Figueiredo, António Dias deFerreira, Joaquim Armando Gomes AlvesSoeiro, Dina2023-11-082023-11-082003http://hdl.handle.net/10400.26/47875Mais do que respostas, o portfolio faz-nos algumas perguntas. Questiona-nos sobre as nossas práticas pedagógicas, põe-nos a reflectir sobre os seus fundamentos e faz-nos arriscar. Foi isso que fizemos, pensando não só continuar a adoptá-lo e melhorá-lo em regime presencial, como até transferi-lo para outros contextos de aprendizagem, como seja a aprendizagem a distância através da Internet. Já que se transferem para os sistemas formativos a distância as práticas comuns (e nem sempre positivas e adaptadas) dos sistemas presenciais, porque não transferir aquilo que consideramos ser uma metodologia consentânea com a realidade educativa emergente, o portfolio? Todavia, nesta dissertação não se pretende a mera transposição de um instrumento da modalidade de avaliação da aprendizagem do ensino presencial para o processo educativo não presencial. Poderá tratar-se, sim, de uma adaptação crítica, a fundamentação e a construção de uma proposta: um modelo de portfolio electrónico adaptado a contextos colaborativos de e-learning, com base nos princípios educativos do sócio-construtivismo, no conceito de comunidades de aprendizagem e nas práticas reflexivas da avaliação formativa e formadora.porportfolio electrónicoaprendizagemavaliaçãoreflexãosócio-construtivismocolaboraçãopartilhacomunidades de aprendizageme-learningplataformas de aprendizagemelectronic portfoliolearningassessmentreflectionsocial-constructivismcollaborationlearning communitiese-learninglearning platformsE-portfolio : aprendizagem e avaliação partilhadas em e-learningmaster thesis