Maria do Sameiro Gonçalves Marinho2019-02-122019-02-122017-07-27http://hdl.handle.net/10400.26/27801A abordagem à escrita deve ser estimulada ainda antes de iniciar a educação préescolar. Quanto mais a criança contactar com a escrita, mais desenvolve esse processo. O/a educador/a tem um papel importante no incentivo para as crianças contactarem e ganharem gosto pela escrita, através das atividades que planeia para esse fim. O objetivo desta investigação foi identificar perspetivas dos/as educadores/as sobre a abordagem à escrita. Utilizou-se um método de amostragem não-probabilístico por conveniência e, após consentimento, 10 educadoras preencheram itens da Grelha de Observação e Registo das Práticas Pedagógicas dos Educadores de Infância no Domínio da Leitura e da Escrita e do Questionário Abordagem à Leitura e à Escrita. A análise dos dados foi feita com recurso à estatística descritiva. Os resultados sugeriram que existem distintas opiniões entre as educadoras sobre este tópico. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura, mas este tema de pesquisa pode continuar a ser estudado no futuro, sendo que próximos/as investigadores/as poderão rever as medidas utilizadas ou recorrer a outros questionários e a outras técnicas de recolha de dados para perceber melhor as conceções de educadores/as sobre a abordagem à escrita.por´Perspetivas´´ Educadores/as´´ Pré-Escolar´´ Emergência da Escrita´Emergência da Escrita: Perspetiva dos(as)Educadores(as)master thesis201925222