Pinto, Mafalda2013-12-092013-12-092013-12-09http://hdl.handle.net/10400.26/5039Com o presente trabalho descreve-se o projecto de um novo equipamento para a sala de aula e para alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade de actualização do mesmo. A vida escolar inicia-se precocemente e acompanha os alunos na primeira fase da sua vida. Durante esta fase, as crianças passam grande parte do seu tempo sentados na sala de aula. As salas de aula e o seu mobiliário têm sofrido, nos últimos anos, profundas alterações. O ensino foi mudando e consigo trouxe variadas alterações desde a disposição das salas como o seu próprio mobiliário. A postura estática associada a um posicionamento inadequado pode causar alterações no sistema músculo-esquelético em geral, e ao nível da coluna vertebral, em particular. Neste sentido, é necessário ter em atenção o mobiliário utilizado pelas crianças nas escolas, pois é neste espaço que as crianças passam maior parte do seu tempo, o que significa que o mobiliário utilizado por elas deve ser confortável, funcional, agradável e que possa ao mesmo tempo criar ambientes e vivências estimulantes e criativas. Este projecto tem assim como objectivo desenvolver um mobiliário de estudo (mesa escolar) que ofereça à criança um espaço envolvente e adequado para o desenvolvimento de todas as tarefas criando assim um novo conceito de mobiliário que vá de encontro com as necessidades encontradas durante a pesquisa realizada. Desta forma, e partindo de um princípio que há sempre algo a mudar e a melhorar, é necessário procurar respostas ao nível de formas versos funções adequadas ao bom desenvolvimento, não só escolar mas também físico, de todas as crianças entendidas entre os 5 e 10 anos de idade.porMobiliário escolarErgonomiaEspaço sala de aulaPosturaCriançasMobiliário escolar para crianças do 1º ciclo do ensino básico estudo, concepção e desenvolvimento da mesa escolar.master thesis201002140