Rato, Virgílio José2023-11-032023-11-032020http://hdl.handle.net/10400.26/47809Face às transformações societais contemporâneas com impacto nas escolas, as instituições de formação de professores enfrentam novos desafios na preparação dos futuros profissionais de ensino. O regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré- -escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) consubstancia-se e é regulado pelo perfil geral de desempenho dos educadores e professores em Portugal (Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto). Procura-se, neste artigo, ler o atual Perfil Geral de Desempenho à luz de um conjunto de referentes de competência profissional, construídos a partir das exigências educacionais da atualidade que, por sua vez, se fundamentam num conjunto de fatores societais de mudança, também eles aqui explicitados. Conclui-se pela análise do normativo legislativo (Perfil Geral de Desempenho dos Educadores e Professores em Portugal) que ele não reflete diretamente nem de forma clara algumas das transformações societais atuais.portransformações societaisexigências educacionaisnovos referentes de competência em docênciaReconstruir o quadro de competências profissionais em docênciaRebuilding the framework of professissional skills in teachingbook parthttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1825-8_4