Pessoa, Ana Maria2020-11-022020-11-022020Pessoa, A. M. (2020). Animação de bibliotecas e espaços museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literacias. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 8(1), 50-631647-3078http://hdl.handle.net/10400.26/33850O objetivo deste texto é refletir sobre a conceção e a área ocupada pela Unidade Curricular de Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos no curso de Animação e Intervenção Sociocultural. As práticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, são aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiências inovadoras que, nas áreas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espaços museológicos, animação destes espaços, promoção de leitura, se colocam a profissionais de animaçãoThe main goal of this text is to reflect about the construction and the area occupied by the Curricular Unit of Animation in Libraries and Museological Spaces in the Community Development and Sociocultural Intervention Course. The practice developed, from 2014/2015 till present day, will be identified and shared here. We present a reflection about innovation experiences, in the areas of reading and literacies, libraries, museums, animation and promoting reading, that defy any professional in the animation area.porPromoção de LeituraAnimação de LeituraAnimação de MuseusAnimação de BibliotecasPrática Pedagógica Reflexiva no Ensino SuperiorPromotion of ReadingReading AnimationMuseum AnimationLibraries AnimationReflective Pedagogical Practice in Higher EducationAnimação de Bibliotecas e Espaços Museológicos: reflexão (crítica) sobre uma experiência de promoção de leitura e literaciasjournal article