Bezerra, IonaraMartins, Maria Pedro Maia2025-07-302025-07-302025-07-10http://hdl.handle.net/10400.26/58262A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto das campanhas de employer branding na decisão dos profissionais do setor tecnológico em se candidatarem a oportunidades de emprego. Ao longo do estudo, foram abordados temas como a reputação da marca empregadora, os canais e formatos de comunicação mais eficazes, os fatores que influenciam a atratividade de uma empresa e o papel da clareza na comunicação dos valores e da cultura organizacional. Foi dada especial atenção à perceção dos profissionais tecnológicos sobre a importância do employer branding no processo de decisão de candidatura. Através de uma metodologia quantitativa, com a aplicação de um questionário a profissionais com experiência no setor, foi possível concluir que as campanhas de employer branding influenciam efetivamente a intenção de candidatura, sobretudo quando transmitem uma imagem realista do ambiente de trabalho, destacam os benefícios oferecidos e refletem os valores da empresa. No entanto, foram também identificadas oportunidades de melhoria, como a necessidade de maior transparência sobre o processo seletivo e uma comunicação mais eficaz dos elementos diferenciadores das empresas. Por fim, a investigação conclui que as campanhas de employer branding têm um papel cada vez mais relevante na atração de talento na indústria tecnológica, exigindo estratégias de comunicação ajustadas às expectativas dos profissionais do setor. São ainda sugeridas recomendações práticas para otimização dessas campanhas e propostas para investigações futuras.porEmployer brandingSetor tecnológicoAtração de talentosDecisão de candidaturaO impacto das campanhas de employer branding na decisão de candidatura de profissionais do setor tecnológicomaster thesis203975391