Santos, Maria LuísaVitor, Joana2018-10-162018-10-162018-07-19http://hdl.handle.net/10400.26/24314O presente relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, refletindo o processo de aquisição e aprofundamento de competências, ao longo do referido curso, no cuidar da pessoa em situação crítica. O principal foco é a demonstração das competências especializadas adquiridas, bem como o processo de desenvolvimento das mesmas, no cuidar da pessoa em situação crítica, com particular destaque à pessoa submetida a oxigenação por membrana extracorpórea, desde o pré-hospitalar à unidade de cuidados intensivos. Salienta o percurso de aprendizagem nos diferentes estágios realizados, nomeadamente no Estágio I – Serviço de Urgência do Hospital Drº Nélio Mendonça – SESARAM, EPE e no Serviço de Emergência Médica Regional da Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, no Estágio II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente da Urgência do Centro Hospitalar São João (CHSJ), e do Estágio III – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente Geral no CHSJ. O presente documento denota assim as atividades desenvolvidas e as estratégias utilizadas na construção do eu, Enfermeira Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, à luz das competências comuns e específicas, propostas pela Ordem dos Enfermeiros para este grupo profissional, refletindo as habilidades pessoais, profissionais, valores, crenças e atitudes intrínsecas ao percurso efetuado. A demonstração do percurso desenvolvido, com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva da experiencia intensamente vivida durante o período formativo, acima mencionado, exibe uma prática proficiente, baseada na mais recente evidência científica definidora de uma atitude especializada face à pessoa em situação crítica submetida à oxigenação por membrana extracorpórea e culmina com a emergência das competências de 2º ciclo em Enfermagem Médico-cirúrgica adquiridas.This report is part of the syllabus of the Master Course in Medical-Surgical Nursing at the São José de Cluny Nursing School, It reflects the process of acquiring and developing the competences throughout the course in caring for the person in critical situation. The main focus is the demonstration of specialized skills acquired, as well as the process of developing them in caring for the person in critical situation, with the particular emphasis on the person undergoing extracorporeal membrane oxygenation, from the prehospital to the intensive care unit. It emphasizes the learning course in the different stages carried out, namely in Stage I - Emergency Service of the Hospital Dr. Nélio Mendonça - SESARAM, EPE and in the Regional Medical Emergency Service of the Civil Protection of the Autonomous Region of Madeira, in Stage II - Care Unit Intensive Multipurpose Emergency Room of São João Hospital Center (CHSJ), and Stage III - General Multipurpose Intensive Care Unit in CHSJ. The present document denotes the activities developed and the strategies used in the construction of myself, Specialist Nurse and Master in Medical-Surgical Nursing, in the light of the common and specific competences proposed by the Nursing Order for this professional group. It reflects the personal and professional values, beliefs and attitudes intrinsic to the course carried out. The demonstration of the course developed, using a descriptive, analytical and reflective methodology of the experience intensely experienced during the training period mentioned above. It presents a proficient practice, based on the latest scientific evidence that defines a specialized attitude towards the person in critical situation submitted to oxygenation by extracorporeal membrane and culminates with the emergence of acquired 2nd cycle competencies in Medical-Surgical Nursing.porCompetênciasCuidarEnfermagem;EspecializaçãoCuidados de enfermagem especializados à pessoa submetida à oxigenação por membrana extracorpórea: Do Pré-Hospitalar à Unidade de Cuidados Intensivosmaster thesis201983974