Rebelo, AntónioRibeiro, Andreia2019-05-072019-05-072014-02-03http://hdl.handle.net/10400.26/28434Este trabalho tem como principal objetivo verificar a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento cognitivo de portadores de Trissomia 21. A investigação centrou-se num caso específico de uma jovem portadora de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas da margem sul do Tejo. Realizou-se então uma exaustiva revisão da literatura procurando abordar os temas pertinentes para a nossa investigação: características da Trissomia 21, desenvolvimento cognitivo e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Numa segunda fase deste trabalho, procedemos à análise de documentos relativos à figura central do nosso estudo, bem como a realização de entrevistas a agentes educativos que mantém ou mantiveram papéis de destaque no processo de ensino aprendizagem da aluna. Após a aplicação das entrevistas, procedeu-se a uma análise dos resultados da investigação que comprovam os benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem no desenvolvimento cognitivo e escolar da aluna. Aumentando o interesse, motivação e facilitando a comunicação, são ferramentas essenciais nas escolas atuais e devem ser utilizadas com mais frequência em todo o processo ensino-aprendizagem. É necessário derrubar barreiras comportamentais para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas salas de aulas, promovendo ações de formação e identificando software e hardware adaptados às características de cada um dos agentes educativos, no sentido de desmistificar o uso, funcionalidades e facilidade na utilização das mesmas.porTecnologias da informação e comunicação (TIC)Desenvolvimento cognitivo e trissomia 21 (T21)AprendizagemAs TIC e o desenvolvimento cognitivo na trissomia 21:um estudo de casomaster thesis201539993