Santos, PauloMoreira, Cristiana2021-05-032021-05-032021-03-24http://hdl.handle.net/10400.26/36367Esta dissertação tem como principal objetivo a definição do nível de maturidade digital das empresas de comércio a retalho de cosméticos e higiene em Portugal. Pretende-se que com as análises obtidas através dos inquéritos realizados às empresas, se consiga um melhor entendimento sobre o relacionamento entre diversos fatores e a maturidade digital de cada organização. Em primeiro lugar, realizou-se uma revisão bibliográfica onde se incluiram temas como a tecnologia, a apresentação de algumas ferramentas tecnológicas corporativas, a definição de comércio a retalho e, por fim, a exposição do conceito de maturidade digital. Com esta ideia em mente, procurou-se explicar o surgimento dos conceitos suprarreferidos e a sua evolução no tempo. Fez-se também um inquérito a quarenta e duas empresas no setor de retalho de cosméticos (CAE 47750), sendo que foram obtidas dezassete repostas. Posto isto, traçaram-se os objetivos dos estudos a efetuar. Por fim, apresentam-se as análises obtidas que muito sucintamente são: • Classificação da dimensão da empresa: relação existente entre o número de colaboradores e o volume de negócios • Caracterização do Segmento de Maturidade digital de cada empresa em função do seu índice médio de maturidade digital (Forrester, 2017). • Comparação entre a dimensão da empresa e o índice médio de maturidade digital • Relação existente entre o cargo na empresa do inquirido e o índice de maturidade digital percecionado pelo mesmo.porTecnologiaMaturidade digitalComércio a retalhoComércio de produtos cosméticos e de higieneMaturidade Digital do Comércio a Retalho de Produtos Cosméticos e de Higiene em Portugalmaster thesis202717216