Santos, FernandoSantoalha, Isabel Maria Moura Guimarães2021-04-292022-04-112021-04-09http://hdl.handle.net/10400.26/36336Com a crescente globalização de mercados e vasta oferta de marcas, é mais importante do que nunca delinear uma estratégia de sucesso, aplicada ao contexto global, na construção de marcas que competem a nível internacional. Com esta investigação pretende-se compreender as estratégias de gestão de marca adoptadas por marcas Born Global portuguesas, que pertençam aos sectores do calçado e do vestuário. Estes são sectores-chave em Portugal, que competem a nível global. Nesse sentido, foram seleccionados três estudos de caso de marcas portuguesas. Adoptou-se uma metodologia qualitativa e realizaram-se entrevistas aos gestores das marcas e análise documental. Com os resultados obtidos conseguiu-se compreender que são marcas nascidas online, que investem na presença digital como meio de comunicação de proximidade e de venda directa aos consumidores. A criação de marca própria é parte essencial na estratégia das Born Global. São empresas com grande agilidade organizacional e flexibilidade. O know-how de produção aparece como fundamental na conquista de um posicionamento competitivo.porBorn globalGestão estratégicaGestão de marcaInternacionalizaçãoGestão estratégica de marcas Born Global: Estudos de caso nos sectores do calçado e do vestuário portuguesesmaster thesis202710017